altoparaisonoticia De sexta feira 25/11 à segunda-feira, 28/11, aconteceu o primeiro Encontro Jovem de Alto Paraíso – ENJAP, promovido pela Secretaria de Educação, Cultura e Esporte do Estado de Goiás (Seduce), com a presença e participação da Secretária de Educação, Cultura e Esporte, Raquel Teixeira.  O evento realizado na Cidade da Fraternidade, município de Alto Paraíso  de Goiás, proporcionou atividades pedagógicas e culturais voltadas a promoção da sustentabilidade.  Cerca de 130 estudantes de cinco escolas públicas (municipais e estaduais) e privadas participaram de várias atividades.

Durante a programação foi anunciada a criação do Instituto de Pesquisa e Extensão em Arte/Educação, Tecnologia e Sustentabilidade – IPE ARTES, com sede na cidade de Alto Paraíso. A instituição atenderá todo o território da Área de Proteção Ambiental Pouso Alto, que inclui também outros cinco municípios do entorno do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

O ENJAP é um evento organizado pela Seduce no âmbito da implantação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). O município de Alto Paraíso, escolhido para ser piloto do programa, deverá se tornar referência de sustentabilidade no país. O compromisso foi firmado pelo governo estadual, em nome do governador Marconi Perillo, e conta com o apoio técnico da prefeitura local e de organizações da sociedade civil representadas pela Associação Awaken Love.

Na abertura do Encontro, a secretária Raquel Teixeira sublinhou seu compromisso com futuro dos estudantes e com a educação que transforma vidas e sela o futuro do país. “Desde o início da nossa gestão, elegemos excelência e a equidade como nossas metas na educação pública, na cultura e no esporte”.

A programação do ENJAP 2016 incluiu 20 vivências pedagógicas e atividades culturais variadas. Cinema, sarau, apresentações musicais, festa e ações na Praça da Juventude, onde foram realizadas sessões de relaxamento e atendimentos à saúde, fizeram a alegria dos estudantes. Todas essas atividades estão ligadas ao tema da primeira edição do Encontro: “Construindo a Escola do Bem Viver”.

Fizeram parte da programação pedagógica vivências voltadas a gestão de resíduos sólidos, medicina do cerrado, agroecologia, bioconstrução, trilha ecológica, arte decorativa sustentável, energia e alimentação vitalizante. Nas oficinas culturais, os estudantes   viveram experiências com grafite, percussão corporal, canto, dança regional, fotografia, rádio, teve e jornal, além das práticas musicais em conjunto.

O Instituto de Pesquisa e Extensão em Arte/Educação, Tecnologia e Sustentabilidade – IPE ARTES, unidade da Seduce, oportunizará, já no próximo ano, ações de formação inicial e continuada e cursos em diversas modalidades nos eixos: Arte/Educação,Tecnologia, Sustentabilidade, Cultura de Paz e Educação para a Diversidade.

 Todo evento foi coordenado pelo Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte da Seduce, sob a liderança da professora Luz Marina de Alcântara, e teve como sede principal o Educandário Humberto de Campos, Cidade da Fraternidade – zona rural de Alto Paraíso de Goiás. Participaram do Encontro, a superintendente do Ensino Fundamental da Seduce, Marcia Antunes; a superintende de Meio ambiente e Recursos Hidricos, da Secima, Jaqueline Vieira, a Subsecretaria Regional de Planaltina, Rozilda Augustinho, Célio Alan Kardec de Oliveira, Coordenador Geral da OSCAL, o Prefeito eleito de Alto Paraíso de Goiás entre outras autoridades.

A equipe da Seduce visitou o Projeto Transformar que causou impressão muito positiva. A OSCAL se reuniu com a Secretária da Seduce e sua equipe técnica, com vistas a entendimentos para possível celebração de convênio para o EHC tornar-se uma Escola do Bem Viver e em consonância com a ODS da agenda 2030 das Nações Unidas (ONU).