DescobertaO Projeto Descoberta é uma atividade pedagógica interessante do Educandário Humberto de Campos (Cidade da Fraternidade), desenvolvida todos os anos, em diferentes regiões fraternas, por revezamento, acontecendo geralmente no mês de janeiro.

Anualmente, companheiros e Grupos de Fraternidade da região que recebe o Projeto se organizam, juntamente com a Organização Social Cristã-Espírita André Luiz (OSCAL), o próprio Educandário e a Cidade da Fraternidade, para que esta atividade aconteça.

O Projeto Descoberta tem como proposta levar, a cada ano, alguns alunos do Educandário Humberto de Campos – aqueles alunos que tiveram bom aproveitamento em notas e atitudes durante o ano – para conhecerem, durante alguns dias, um local diferente do país. A viagem tem como objetivo ampliar as percepções de mundo dos estudantes, a partir do conhecimento de novos lugares, pessoas e costumes, e conta com participantes que cursam do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, acompanhados por um ou mais professores do Educandário.

Os alunos ficam hospedados conforme as possibilidades de cada local e conhecem o lugar participando de atividades planejadas pelos organizadores, como visita a um ponto turístico, praia, clube, museu, fábrica, parque, cinema, shopping, feira ou outro.

Entre os dias 26 e 28 de janeiro, sete estudantes do Educandário Humberto de Campos viajaram para Brasília pelo projeto Descoberta.

O projeto Descoberta é uma viagem proporcionada a um estudante de cada turma a partir do 6º ano. São escolhidos os estudantes que se destacaram principalmente nos seguintes quesitos: assiduidade, participação, iniciativa e bom relacionamento. O maior objetivo é proporcionar momentos de intercâmbio cultural em que os estudantes têm a oportunidade de conhecer outras realidades

Neste ano contamos com a contribuição de fraternistas de diferentes regiões, a quem agradecemos profundamente, além do casal anfitrião que recebeu os estudantes.

No primeiro dia de viagem os estudantes e educadores visitaram a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), onde conheceram laboratórios em que são realizados diversos testes com sementes para que as espécies possam ser armazenadas no banco genético. Ainda no primeiro dia de viagem os estudantes foram ao cinema e passearam em um dos pontos turísticos em torno do lago Paranoá.

Já no segundo dia visitaram o eixo monumental da cidade –  avenida onde estão localizados grande parte dos prédios governamentais, como os ministérios e o palácio do Itamaraty. Realizam a visita guiada pelo Congresso Nacional e conheceram a praça dos três poderes, a maquete da cidade, a torre de TV e a Catedral. No final de tarde teve jogo de futebol, visita à um sebo e à universidade de Brasília e para terminar o dia uma deliciosa noite de pizza.

No último dia foi realizada uma visita fraterna para uma senhora de Planaltina- DF que é atendida pela família que foi nossa anfitriã. Foi um momento bastante especial em que os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer uma realidade bem diferente e doaram seu carinho para uma pessoa carente.

Já voltando para casa, passaram algumas horas no parque aquático da cidade de São Gabriel vivenciando momentos de descontração e confraternização.

A viagem de 2013 foi para o Rio de Janeiro e aconteceu entre os dias 13 a 18 de janeiro. Pela primeira vez no Projeto Descoberta, os participantes foram de avião até o local, num total de sete alunos:

(MARCOS VINÍCIOS NASCIMENTO DE SOUZA, GUILHERME DOS SANTOS PRADO, STEPHANIE HELOISA ALVES SANTANA, MAYKON APARECIDO MAIA DA SILVA, ALEXANDRE TISCORNIA SELAIBE, GABRIEL BRIGUETI COIMBRA e MARCELO CORREIA DA SILVA) e uma professora (STELLA TISCORNIA SELAIBE), que foram recebidos por Mauro Peixoto e João Francisco da Silva, os responsáveis no Rio pelo Projeto Descoberta 2013. Em 2014 o Projeto Descoberta aconteceu no Espírito Santo, 8ª Região Faterna. Em 2015 os irmãos da 6ª e 10ª Região Fraterna assumiram a realização do Projeto Descoberta proporcionando aos jovens estudantes deslocarem-se para Aracaju-SE.