1º Encontro Jovem de Alto Paraíso

Home/Cifrater, EHC, Notícias do MOFRA/1º Encontro Jovem de Alto Paraíso


Aconteceu no Educandário Humberto de Campos– EHC, Cidade da Fraternidade, zona rural de Alto Paraíso de Goiás, o Primeiro Encontro Jovem de Alto Paraíso – ENJAP, patrocinado pela Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás – SEDUCE e pela Organização Social Cristã-Espírita André Luiz – OSCAL, entre 25 e 28 de novembro de 2016. Fizeram-se presentes a professora RaquelFigueiredo Alessandri Teixeira, Secretária da SEDUCE, seu grupo de assessores e equipe técnica, Célio Alan Kardec de Oliveira –Coordenador Geral da OSCAL, Stella Tiscornia Selaibe–Diretora do EHC, Fernando Ambrósio – Coordenador da Cidade da Fraternidade, Fernando Maciel – Coordenador de Finanças da OSCAL além de 130 jovens, da oitava série do ensino fundamental ao ensino médio, selecionados para participar do evento e vivenciar experiências diversas, voltadas para o desenvolvimento da criatividade e promoção da sustentabilidade.

Foram 5 (cinco) escolas, públicas municipais e estaduais, além do EHC, escola particular, todas do município de Alto Paraíso, enviando representantes para o ENJAP, que constou de abertura, cinema, sarau, apresentações musicais, festa e atividades na Praça da Juventude com sessões de relaxamento e atendimentos à saúde. Atividades culturais variadas animaram o evento, cujo tema central foi “Construindo a Escola do Bem Viver”. A programação do ENJAP 2016 incluiu, ao todo, 20 vivências pedagógicas no âmbito da implantação dos 17 (dezessete) Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) no Estado de Goiás.

Considerado patrimônio natural pela UNESCO, o município goiano de Alto Paraíso fica no ponto mais alto do Planalto Central, região conhecida como Chapada dos Veadeiros. A cidade encanta e atrai turistas pelas belezas naturais e a multiplicidade de templos místicos, grupos holísticos, medicina alternativa em meio a cenários de rara beleza.  O município em causa foi escolhido para ser piloto do programa ENJAP e deverá se tornar referência de sustentabilidade no País. O compromisso foi firmado pelo governo estadual e conta com o apoio técnico da prefeitura local e de organizações da sociedade civil organizada, representadas pela Associação Awaken Love.

Em 26 de novembro, a equipe da OSCAL participou de reunião com a Professora Raquel e equipe técnica. Precedendo a reunião, houve visita ao EHC e ao Projeto Transformar, uma ação voltada para a natureza e preservação do meio ambiente, causando encantamento as estufas com imensa variedade de plantas, árvores frutíferas, beneficiando os alunos do EHC, aprendendo desde cedo o trato e o respeito com a natureza e o conhecimento sobre ecologia e técnicas de preservação do campo.Na reunião Stella Selaibe discorreu sobre o EHC, enfatizando tratar-se de modelo de escola formal com atendimentos apenas no período matutino. Destacou a oferta de educação infantil até a terceira série do ensino médio, contemplando um público de 214 estudantes. O corpo docente do EHC compõe-se de 15 professores divididos por disciplinas da grade curricular. As aulas são, via de regra, expositivas, acontecem em salas de aula padrão e o alcance das ações desenvolvidas pelo EHC atualmente beneficia direta e indiretamente um público correspondente a aproximadamente 10% da população atual do município de Alto Paraíso, que está estimada pelo IBGE em 7.454 habitantes. O convênio existente com a SEDUCE diminuirá os custos da OSCAL com o EHC, competindo a esta fornecer alimentação, material escolar, remunerar 4 (quatro) funcionários, conservar, manter e proceder a melhoriasno prédio escolar.

A Secretária da SEDUCE discutiu a possibilidade de implantação de Projeto Político Pedagógico no Educandário Humberto de Campos, modelo Escola Inovadora. Elucidando, mencionou tratar-se de iniciativa voltada à elaboração e consequente execução de proposta experimental, baseada na pedagogia de projetos nos moldes finlandês (“phenomenon-based-learning”), da Comunidade Educadora e da Educação do Campo. O convite surpreendeu aos membros da OSCAL presentes à reunião, pelo fato de o EHC ser uma escola particular, diferentemente das outras escolas do município de Alto Paraíso, todas de natureza pública.

Nessa nova proposta e mediante troca de ideias o EHC trabalharia com um processo cíclico de mediação pedagógica que integraria o desenvolvimento de ações voltadas para alfabetização, avaliação e aprendizado em ambiente digital (plataforma educativa EHC) e pedagogia de projetos transdisciplinares a serem implantados dentro da comunidade e junto com ela. Ambas as metodologias seriam aplicadas em substituição ao modelo formal de aulas expositivas, disciplinares, ministradas em salas de aula padrão. O professor seria o mediador de todas as etapas desse processo, estimulando os estudantes na autonomia pela busca do conhecimento. Haveria oferta de Educação de Jovens e Adultos (EJA), a partir do modelo de Pedagogia da Alternância; cursos semi-presenciais de pós-graduação profissional para a formação continuada de professores; e cursos de extensão rural para a comunidade em formato de parceria com universidades. O prazo de implantação dessas modificações será o triênio 2017-2019, começando já no próximo ano letivo, com a proposta da escola de transição. A carga horária do corpo docente naturalmente se estenderá de 40 para 60 (sessenta) horas e naturalmente que outras implicações virão e serão devidamente ajustadas no tempo.

A emoção tomou conta dos presentes e ficou ajustado sobre a elaboração de termo de convênio e projeto detalhando o modelo de Escola Inovadora com a participação de membros da SEDUCE e do EHC. A OSCAL, noutro momento, constituiu uma comissão formada por Stella Tiscornia Selaibe, Edson Cesar e Alexandra Possebon para desenvolver o que couber ao EHC.

Indubitavelmente que o EHC terá ônus importantes para a consecução dos objetivos de converter-se em uma Escola do Bem Viver, inclusive o financeiro, e para tanto está já em andamento o Projeto Pró EHC, por meio do qual pessoas sensíveis a algo de tamanha magnitude poderão colaborar com um valor mensal, seja qual for, na conta 10755-7, agência 1614-4 do Banco do Brasil, ou conta 13066-8, agência 1584 do Banco Itaú, ou na dúvida consultar o site da OSCAL: www.mofra.org.br.

A Campanha Projeto Pró EHC já está em andamento e com esse novo desafio para o Educandário Humberto de Campos, de altíssima responsabilidade e ganhos muito importantes para a Cidade da Fraternidade, fica mais uma razão para o incremento dessa campanha e todos os fraternistas estão convocados a formar uma grande rede colaborando não só para efetivação desse projeto como também para proceder as melhorias físicas no EHC e no entorno. Os resultados virão, ainda no exercício de 2017, pois que a partir de março as primeiras sementes do projeto escola inovadora estarão lançadas. Mãos à charrua!

Compartilhe!

8 Comments

  1. furtdsolinopv 5 de novembro de 2018 at 19:29

    There is noticeably a lot to know about this. I consider you made various good points in features also.

  2. reebok outlet 14 de novembro de 2018 at 16:37

    My husband and i have been absolutely contented Peter could do his basic research through the ideas he acquired out of the blog. It’s not at all simplistic to simply continually be releasing concepts that people today might have been making money from. And we all fully grasp we have the writer to thank for this. The most important illustrations you made, the straightforward site menu, the relationships you help to foster – it’s got most superb, and it is letting our son and the family reckon that that concept is exciting, and that is seriously important. Thank you for the whole thing!

  3. yeezy boost 350 v2 15 de novembro de 2018 at 00:03

    Thank you for your entire efforts on this blog. My aunt really likes setting aside time for investigation and it’s simple to grasp why. Most of us know all concerning the compelling means you present priceless secrets on this web blog and as well boost participation from visitors about this matter and our own princess is always studying a great deal. Enjoy the remaining portion of the new year. You are carrying out a superb job.

  4. yeezy 15 de novembro de 2018 at 00:26

    I wanted to compose a small note so as to say thanks to you for the fabulous tips and tricks you are giving out here. My incredibly long internet look up has now been rewarded with high-quality content to go over with my neighbours. I ‘d express that many of us visitors are undoubtedly blessed to live in a great community with very many marvellous people with beneficial solutions. I feel somewhat grateful to have used your entire weblog and look forward to so many more awesome minutes reading here. Thank you once again for all the details.

  5. off white jordan 1 15 de novembro de 2018 at 12:29

    I as well as my pals have been viewing the nice secrets on your web blog and at once got a horrible suspicion I never expressed respect to the blog owner for them. My people came consequently joyful to read them and have in effect seriously been tapping into these things. Appreciation for truly being so kind and for picking certain helpful useful guides most people are really eager to discover. My honest apologies for not expressing appreciation to you sooner.

  6. nike react 15 de novembro de 2018 at 22:54

    I happen to be commenting to make you understand of the great encounter my friend’s princess found viewing your blog. She came to find such a lot of details, which include what it is like to have a great teaching character to have the mediocre ones without difficulty have an understanding of some tortuous issues. You really exceeded people’s expected results. I appreciate you for displaying these helpful, healthy, educational and even cool tips about your topic to Gloria.

  7. adidas nmd 16 de novembro de 2018 at 08:03

    I must get across my affection for your kind-heartedness supporting men and women who really want help on this niche. Your personal commitment to getting the message around appeared to be extremely useful and have continuously made some individuals much like me to achieve their endeavors. This warm and helpful report denotes this much to me and substantially more to my mates. With thanks; from all of us.

  8. yeezy boost 350 16 de novembro de 2018 at 19:26

    Thank you a lot for providing individuals with an exceptionally remarkable opportunity to read in detail from here. It is always very amazing plus packed with amusement for me personally and my office co-workers to search your web site particularly three times every week to learn the fresh stuff you will have. And definitely, I’m always impressed with your tremendous tips you give. Some 3 points in this posting are without a doubt the most impressive we’ve had.

Leave A Comment