Aconteceu no Educandário Humberto de Campos– EHC, Cidade da Fraternidade, zona rural de Alto Paraíso de Goiás, o Primeiro Encontro Jovem de Alto Paraíso – ENJAP, patrocinado pela Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás – SEDUCE e pela Organização Social Cristã-Espírita André Luiz – OSCAL, entre 25 e 28 de novembro de 2016. Fizeram-se presentes a professora RaquelFigueiredo Alessandri Teixeira, Secretária da SEDUCE, seu grupo de assessores e equipe técnica, Célio Alan Kardec de Oliveira –Coordenador Geral da OSCAL, Stella Tiscornia Selaibe–Diretora do EHC, Fernando Ambrósio – Coordenador da Cidade da Fraternidade, Fernando Maciel – Coordenador de Finanças da OSCAL além de 130 jovens, da oitava série do ensino fundamental ao ensino médio, selecionados para participar do evento e vivenciar experiências diversas, voltadas para o desenvolvimento da criatividade e promoção da sustentabilidade.

Foram 5 (cinco) escolas, públicas municipais e estaduais, além do EHC, escola particular, todas do município de Alto Paraíso, enviando representantes para o ENJAP, que constou de abertura, cinema, sarau, apresentações musicais, festa e atividades na Praça da Juventude com sessões de relaxamento e atendimentos à saúde. Atividades culturais variadas animaram o evento, cujo tema central foi “Construindo a Escola do Bem Viver”. A programação do ENJAP 2016 incluiu, ao todo, 20 vivências pedagógicas no âmbito da implantação dos 17 (dezessete) Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) no Estado de Goiás.

Considerado patrimônio natural pela UNESCO, o município goiano de Alto Paraíso fica no ponto mais alto do Planalto Central, região conhecida como Chapada dos Veadeiros. A cidade encanta e atrai turistas pelas belezas naturais e a multiplicidade de templos místicos, grupos holísticos, medicina alternativa em meio a cenários de rara beleza.  O município em causa foi escolhido para ser piloto do programa ENJAP e deverá se tornar referência de sustentabilidade no País. O compromisso foi firmado pelo governo estadual e conta com o apoio técnico da prefeitura local e de organizações da sociedade civil organizada, representadas pela Associação Awaken Love.

Em 26 de novembro, a equipe da OSCAL participou de reunião com a Professora Raquel e equipe técnica. Precedendo a reunião, houve visita ao EHC e ao Projeto Transformar, uma ação voltada para a natureza e preservação do meio ambiente, causando encantamento as estufas com imensa variedade de plantas, árvores frutíferas, beneficiando os alunos do EHC, aprendendo desde cedo o trato e o respeito com a natureza e o conhecimento sobre ecologia e técnicas de preservação do campo.Na reunião Stella Selaibe discorreu sobre o EHC, enfatizando tratar-se de modelo de escola formal com atendimentos apenas no período matutino. Destacou a oferta de educação infantil até a terceira série do ensino médio, contemplando um público de 214 estudantes. O corpo docente do EHC compõe-se de 15 professores divididos por disciplinas da grade curricular. As aulas são, via de regra, expositivas, acontecem em salas de aula padrão e o alcance das ações desenvolvidas pelo EHC atualmente beneficia direta e indiretamente um público correspondente a aproximadamente 10% da população atual do município de Alto Paraíso, que está estimada pelo IBGE em 7.454 habitantes. O convênio existente com a SEDUCE diminuirá os custos da OSCAL com o EHC, competindo a esta fornecer alimentação, material escolar, remunerar 4 (quatro) funcionários, conservar, manter e proceder a melhoriasno prédio escolar.