Campanha “Seja Amigo da CIFRATER”

A Cidade da Fraternidade – CIFRATER é uma comunidade cristã-espírita localizada na Chapada dos Veadeiros, município de Alto Paraíso em Goiás, distante 230km de Brasília/DF. É a obra comum dos Grupos da Fraternidade Espírita localizados em diversos estados do país e alguns localizados na Espanha.

Foi fundada no início dos anos 60 com o propósito de implementar o sistema lares-família, onde os “pequeninos sem teto e sem arrimo encontrariam fraternistas amorosos que lhes proporcionariam, libertos dos laços consangüíneos, carinho e formação cristã-espírita”. Desde a sua fundação, muitas crianças foram acolhidas na Cidade da Fraternidade, tiveram o carinho de um lar, a educação formal e deram sequência às suas vidas. Foram construídas várias edificações como o Educandário Humberto de Campos, o Grupo da Fraternidade Espírita Irmã Veneranda, a Quadra Poliesportiva, o Posto de Saúde, o Centro Social (refeitório utilizado em eventos como a Comemofra e Caravanas), várias casas e criada uma infraestrutura com os serviços de água, luz, telefonia, internet, esgoto, etc.

Atualmente a Cidade da Fraternidade, tem como objetivo a promoção do ser, primando pelo bem-estar da criança, preferencialmente, na própria família, nos termos da legislação em vigor. A Cidade da Fraternidade também tem como compromisso a implementação de projetos e atividades relacionados com a proteção ambiental, agroecologia e demais ações atinentes ao desenvolvimento social, econômico e ecologicamente sustentável.

No final de 2003, a área circunvizinha à Cidade da Fraternidade foi ocupada pelo “Movimento dos Trabalhadores Sem Terra – MST”, resultando no “Assentamento Sílvio Rodrigues”, com cerca de 150 famílias assentadas pelo INCRA. Hoje, essas famílias e outras residentes próximas à CIFRATER constituem o principal foco de atendimento social.

A Cidade da Fraternidade necessita de melhorias nas suas edificações, no Educandário Humberto de Campos, no Grupo da Fraternidade Espírita Irmã Veneranda, no Posto de Saúde e na sua infraestrutura, e do apoio financeiro indispensável para concretização destas melhorias. Além da contribuição financeira, precisamos de mãos valorosas para o trabalho voluntário, como profissionais e voluntários conscientes e comprometidos com o trabalho e a Proposta da Cidade da Fraternidade. Consulte o MENU PROJETOS.

Conheça as nossas necessidades e “Seja um Amigo da CIFRATER”, dando sua contribuição para realizarmos esta obra, não só nossa, mas do Cristo, uma obra de amor.

Em caso de dúvidas contactar a Subsecretaria da OSCAL em Belo Horizonte: Casa Espírita André Luiz,
Rua Rio Pardo 120, Santa Efigênia, Belo Horizonte/MG. CEP 30260-310, Telefone: (31) 2520-0364, e-mail
COS@mofra.org.br. Agradecemos a sua contribuição.