O Educandário Humberto de Campos (EHC) é uma escola filantrópica, parte indissociável da comunidade Cidade da Fraternidade (Cifrater), localizada na área rural de Alto Paraíso de Goiás. Estamos inseridos em uma Área de Preservação Ambiental (APA do Pouso Alto) na Chapada dos Veadeiros.

Fundada em 1966, a escola tem uma rica história que está entrelaçada à história do Movimento da Fraternidade.

Atendemos cerca de 200 estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio, incluindo Educação de Jovens e Adultos.

Trabalhamos para formar plenamente os educandos com vistas ao seu desenvolvimento intelectual, pessoal, moral e social de modo a contribuir para a sua autorrealização, na perspectiva da constituição de uma Comunidade Educadora.

Acreditamos que aprendemos nas relações uns com os outros, de maneira que a escola é um núcleo de uma rede de aprendizagem para todos, cujos esforços têm como principais destinatários os educandos. É em torno deles e por eles que se desdobram as múltiplas consequências de interesse geral, seja pela formação continuada dos educadores na busca do aperfeiçoamento profissional, seja pela intencionalidade pedagógica na formação de ambiente estimulante, acolhedor e saudável resultante dos bons exemplos da comunidade educadora.  Um espaço onde se privilegia o diálogo e a relação com a vida, onde o olhar para cada um se dá de maneira integral e contextualizada, percebendo que todo ser humano é um ser de múltiplas possibilidades.

Os princípios filosóficos são inspirados na Pedagogia Espírita de maneira a trabalharmos pela valorização dos vínculos familiares e comunitários, priorizarmos o desenvolvimento das potencialidades de cada educando e termos como base de nossas ações o afeto, a responsabilidade e a fraternidade. Buscamos o cultivo da espiritualidade respeitando a diversidade religiosa e a desenvolvendo através de propostas pedagógicas voltadas para o contemplar, o sentir, o pensar, o refletir, o criar, em harmonia com a natureza circundante e a natureza interior do indivíduo. O verdadeiro ato pedagógico é um gesto que abre os caminhos do ser humano para conhecer-se e transformar-se.

A educação está pautada, em especial nos seguintes valores: Afetividade , Respeito, Responsabilidade, Honestidade, Solidariedade e Empatia.

Acreditamos em uma perspectiva de educação transformadora e temos como princípios pedagógicos a Educação Integral, Pedagogia de Projetos, Educação no Campo, Arte Educação e o Brincar e a Ludicidade.

Pela democratização da vida escolar, buscando superar a individualização da direção da escola e elevar o grau de participação e de responsabilidade da comunidade escolar a administração do EHC se organiza a partir de um conselho gestor.

O Educandário tem como mantenedora a Organização Social Cristã Espírita André Luiz (OSCAL) e mantém convênio com a Secretaria de Estado da Educação (SEDUC/Goiás) e Prefeitura Municipal de Alto Paraíso.

Conheça mais sobre a escola no site: http://eduhumbertodecampos.com.br

Acompanhe nossa rotina no Instagram @educandariohumbertodecampos

Assista nossos vídeos em: http://youtube.com/educandariohumbertodecampos