Educandário Humberto de Campos

Home/Educandário Humberto de Campos

O Educandário Humberto de Campos (EHC) foi um dos primeiros trabalhos que a comunidade da Cidade da Fraternidade passou a oferecer às crianças da região, que não estudavam e, portanto, nem sabiam ler e escrever, por não terem uma escola por perto.

Foi assim que em 1966, quase 3 anos após a fundação da Cidade da Fraternidade, nasceu o Educandário, sob a denominação Escola Estadual Humberto de Campos, tendo como primeiras professoras a Sra. Romilda Rinco, fraternista de Espírito Santo do Pinhal – SP, que chegou em maio de 1964, e a Sra. Sebastiana Ribeiro (logo depois passou a ser a Sra. Sebastiana Ribeiro Arantes), que veio apenas para realizar o parto da amiga Romilda, mas fincou raízes que a tornam uma das maiores realizadoras da Cidade.

Os dois primeiros foram construídos em 1969 e os dois últimos em 1978. Ao longo do tempo foram feitas melhorias (reformas em 1999 e 2005) e atualmente a escola apresenta o seguinte aspecto físico: o telhado, as calçadas, o piso do pátio e as redes: elétrica e hidráulica são reformados e estão em bom estado, todas as dependências são forradas (forro paulista) e possuem lâmpadas fluorescentes. As salas de aula possuem barras de madeira para proteção das paredes e exposição dos trabalhos escolares, o que evita o desgaste da pintura. As áreas livres entre os prédios são ajardinadas e arborizadas. Os ambientes internos são pintados da cor marfim, as portas e janelas, de branco. Todas as paredes externas foram  recobertas por uma textura, de cor amarela.

Ao todo, a escola conta com 26 dependências, sendo elas: uma cantina/cozinha com despensa, uma diretoria, uma sala de professores, uma secretaria, um almoxarifado, uma sala de arquivo, uma biblioteca, uma sala de vídeo, um camarim para material de teatro, uma sala pequena para material de fanfarra, nove salas de aula, um sanitário de professores, dois sanitários masculinos e dois sanitários femininos para alunos e um depósito, além de parque infantil, pátio e quadra coberta.

A escola possui aparelho de TV, DVD, vídeo-cassete, um aparelho de som portátil, retro-projetor, computador, fax, fogão semi-industrial, geladeira, freezers horizontal e vertical e bebedor elétrico, todos estes aparelhos doados por Grupos de Fraternidade. Conta ainda com um Centro Social, onde são realizados os eventos (festividades de abertura e encerramento do ano letivo, formaturas, encontro de jovens) e um Centro de Treinamento para a realização de cursos com alojamento para 30 pessoas e sanitários.

O Educandário HUMBERTO DE CAMPOS, escola particular de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio conveniada com o Estado de Goiás desde 1977, e com a Prefeitura de Alto Paraíso desde 2007, funciona em período integral em quatro prédios térreos, de alvenaria e telhas de amianto e atende 200 alunos. No período da manhã temos o funcionamento de 5 classes: 1º, 2º, 3º, 4º e 5º anos e no período da tarde 4 classes: 6º, 7º, 8º e 9º anos, além do 1º e 2º ano do Ensino Médio.

Além de todo currículo básico, ainda oferece disciplinas complementares de Informática e aula de bordado com pedraria.

Vinculado ao Educandário Humberto de Campos existe o Projeto Rosa da Esperança com diversas oficinas.

Nestes anos de prestação de serviço, o Educandário Humberto de Campos tem sido uma bandeira, um importante trabalho social nesse distante interior brasileiro.

Leia abaixo um Breve Histórico do Trabalho EHC

por Stella Tiscónia Selaibe – Diretora do Educandário Humberto de Campos – EHC