A nossa Caravana é composta por Fraternistas da 2ª Região Fraternas

A CARAVANA CATIVAR não tem a mesma estrutura de antigamente e nosso objetivo agora é reestruturar essa tarefa com o objetivo de proporcionar experiências de fraternidade para trazer aos nossos grupos e lares e oferecer o trabalho no MOVIMENTO DA FRATERNIDADE oferecido a todos nós.

 

 

OBJETIVOS DA “CARAVANA CATIVAR”

HISTÓRIA DAS “CARAVANA DO AMOR NORDESTINO”

A Caravana foi realizada do dia 9 a 16 de julho de 2015, com o total de 33 participantes. O grupo foi bem heterogêneo em idade, gênero, conhecimento sobre o MOFRA, estado civil, etc. e isso contribuiu muito para o bom andamento das atividades, pois as experiências eram diversas. Tivemos 8 crianças no ônibus e isso fez muita diferença, contribuindo positivamente na vibração durante a viagem. A presença e auxílio da espiritualidade foi constante, não temos dúvida.

As principais atividades realizadas foram:

1) Introdução ao MOFRA e Cidade da Fraternidade
Aproveitamos a presença da Gisele Saporetti e Daniela Monteiro de Belo Horizonte para fazer uma atividade de introdução ao MOFRA e CIFRATER, dando as bases para os objetivos das atividades. A discussão foi muito proveitosa.

2) Arrumação da Biblioteca
Conseguimos organizar parcialmente os livros da biblioteca do Educandário Humberto de Campos.  Parece tarefa fácil, mas é uma dificuldade danada encontrar os livros de uma mesma coleção que estavam espalhados. O resultado ficou ótimo, na próxima caravana (2017) já temos trabalho a ser feito lá novamente.

3) Pintura da sala de aula de educação infantil 5 anos e do GFE Irmã Veneranda
Efetuamos a pintura da sala de aula da professora Telminha, bem como do corredor de acesso a sala no setor de educação infantil do Educandário Humberto de Campos. No GFE Irmã Veneranda, efetuamos a pintura interna do salão principal. Para a próxima caravana(2016) já temos o compromisso de pintar as áreas internas das demais sala e as áreas externas.

4) Atendimento odontológico
O atendimento odontológico foi realizado pela odontóloga Silvana do GFE João Ramalho com o auxílio da Eliane(comunitária) e de mais 2 caravaneiros. Foram feitos aproximadamente 45 atendimentos nos períodos da manhã e tarde.

5) Cativinho
Todos os dia tivemos atividades com as crianças que estavam presentes (caravaneiros e moradores da região). No período da manhã tivemos atividades com lições morais e à tarde integrativas.

6) Visita ao Projeto Transformar
O projeto é desenvolvido pelos comunitários Márcio Selaibe e Stella Tiscórnea e é integrado às diversas atividades do Educandário Humberto de Campos, ensinando conceitos importantes para o desenvolvimento moral e intelectual das crianças e jovens da região.

7) Visita aos lares de fraternistas
Tivemos a oportunidade de visitar alguns lares da região e do Núcleo pioneiro, conhecendo as motivações de cada um e criando vínculo com o trabalho e seus moradores.

8) Laboratórios de Química e Física
Como atividade extra, tivemos dois períodos com atividades laboratoriais de química e um período com física aos alunos do Educandário Humberto de Campos interessados.

9) Arrumação do Laboratório de Informática
A atividade inicial planejada era um curso de informática, mas dias antes descobrimos que o laboratório não estava funcionando. Conseguimos levar o material necessário para a manutenção e colocamos em funcionamento praticamente todos os computadores e colocamos acesso à internet.

Atividade de fechamento
Com o auxílio da Alice Yabiku fizemos um bate-papo sobre como foram os dias que passamos na CIFRATER e quais foram os aprendizados de ambas as partes, pois quando lá estamos o sentimento se manifesta e as lições aparecem a todo momento sendo muito gratificante ver que muitos notaram e aproveitaram as oportunidades de aprendizado. Por fim, as atividades realizadas na CIFRATER não são seu fim, mas o meio para o aprendizado.