No domingo (04/09), esteve na Cidade da Fraternidade, a equipe do projeto Vet Nômade para um mutirão de castração dos cães e gatos de nossa comunidade. O projeto foi proporcionado através do apoio da Prefeitura Municipal e a ONG Salvar.
Na Cidade da Fraternidade, a atividade foi previamente organizada pela fraternista, Thamilis Menezes, que cadastrou os animais de toda região e acolheu a equipe, juntamente com outros voluntários da Comunidade Cifrater.
Thamilis, destacou a importância do projeto de castração para a comunidade, “a ação ajuda no controle populacional de animais, muitas vezes são abandonados na região da Cifrater, previne doenças transmitidas pelos animais, como a Leishmaniose Visceral, previne o câncer de mama nas cadelas e reduz atendimentos clínicos causados por brigas entre animais”.
O fraternista e veterinário, João Henrique, ressalta que o projeto evita o desequilíbrio ecológico junto a fauna silvestre, “os cães e gatos não são originários deste bioma, quando abandonados, caçam a fauna local para se alimentarem e também podem adquirir e transmitir doenças desses animais, foram castrados mais de 40 animais, tendo como estimativa, uma redução de 200 animais que poderiam nascer só no ano de 2023, se esses animais não tivessem sido castrados”, disse.