O Projeto de Educação Ambiental com enfoque na gestão de resíduos sólidos, foi implementado na Cidade da Fraternidade em parceria com a Associação Reciclealto.

A proposta envolve ações de conscientização sobre a importância da gestão correta dos resíduos com diferentes fases de implantação envolvendo toda a comunidade da Cidade da Fraternidade.

A gestão de resíduos envolve um conjunto de ações adequadas para a minimização de resíduos, garantindo o máximo de reaproveitamento e reciclagem e o mínimo de produção de rejeitos.

A reciclagem é um dos passos imprescindíveis na preservação do meio ambiente, possibilitando que materiais que seriam descartados retornem para a cadeia produtiva, aumentando a preservação dos recursos naturais além de empregar muitas pessoas.

Apesar de sua importância, poucas cidades do Brasil têm políticas efetivas de coleta seletiva e apenas 2,1% é efetivamente reciclado (de acordo com o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento). Alto Paraíso conta com a Associação Reciclealto que faz esse trabalho há muitos anos, gerando renda e trabalho e colaborando com a preservação ao destinar corretamente toneladas de resíduos sólidos todos os meses.

A Cidade da Fraternidade está inserida na região da Chapada dos Veadeiros, um dos patrimônios naturais da humanidade (Unesco) e no Cerrado, que é um dos biomas de maior importância para as fontes de água de todo o país (seis das oito grandes bacias hidrográficas brasileiras nascem no Cerrado de acordo com a WWF).

A proteção ambiental passa por inúmeras ações que vão desde atitudes pequenas e individuais até mudanças sociais e econômicas profundas. A gestão de resíduos sólidos está entre os pontos principais da proteção ambiental.

Confira as fotos: